Pular para o conteúdo principal

Resumo do vídeo TV Escola

 A entrevista tem a ver com a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), fala também sobre os termos de coesão e coerência e o porque da pratica da escrita para a preparação.
 Coesão tem a ver com a articulação das partes do texto. É preciso dizer que uma coisa escrita no paragrafo articula-se com as outras partes do texto. Mas também há o uso dos pronomes e sinônimos para retomar a ideia do que está dizendo.
 Já a coerência depende da coesão porque tem a ver com a produção de sentidos daquilo que você escreve, nunca deve escrever uma ideia contraria do que esta dizendo, porque vai perder a coerência e só texto fica contraditório, ou seja, incoerente.
 Pode se usar informações de acordo com a realidade, mas se inventar um nome de um país por exemplo, seu texto perde este sentido e ocorre um problema de coerência e o erro de coesão é muito comum, é só o aluno usar a palavra "contudo" na hora de concluir o texto, a palavra "contudo" é uma conclusão opositiva, quando ela é usada ela nega tudo que ele disse, ela tem o sentido de negação.

 http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=11804

Comentários

  1. Luis Gustavo PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!! PARABÉNS!!!! Adorei a tua síntese sobre o vídeo assistido!!! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o f...

Emoções tem memória?

Ah, muitas coisas boas aconteceram na minha vida, mas como não esquecer que neste ano, no Colégio Dr. Roberval Beheregaray Azevedo, teve a gincana, e a minha turma de 2º ano ganhou o 3º lugar, mas comemoramos como se fosse o 1º lugar. Nem tudo são flores, muitas coisas ruins aconteceram também, a maioria delas por ter acesso a minha raiva, mas o que eu chamo de lembrança pior que tive, foi quando ainda sofria bully no mesmo colégio que eu estudo, mas agora não sofro mais. Esses são os relatos de memória que eu tive, mas mostra que as emoções ficam guardadas no nosso cérebro, tendo impactos bons ou ruins. Essa descoberta das rotas neurais responsáveis pela formação de memórias relativas a experiências emocionais primitivas como o medo abre caminho para o tratamento de ansiedade, fobia e stress pós-traumático. Mas o que isso tem a ver com o medo? Diversos motivos fizeram do condicionamento ao medo um ponto de partida ideal para estudar a memória emocional. P...