Pular para o conteúdo principal

Sentimentos e emoções!!!



Sentimentos e Emoções!!!


A vídeo-aula falava sobre os sentimentos e emoções.
O sentimento é o que nos expressamos com a nossa face, que podem ser felizes e alegres, ou dolorosas e tristes de acordo com o estado emocional. Eles estão vinculados a nossa dinâmica cerebral e determinam de qual forma a pessoa vai reagir a uma situação obtendo impulsos sendo positivos ou negativos. Em outras palavras, os sentimentos são emoções contextualizadas que determinam o estado afetivo. Sempre que os sentimentos são saudáveis, o estado anímico alcança a felicidade e a dinâmica cerebral flui com normalidade. Caso contrário, o estado anímico não está em equilíbrio e podem surgir perturbações como a depressão.
Já a emoção é uma experiência baseada ao nosso temperamento, podendo ser agradável ou não.
Elas são reações psicofisiológicas, que representam uma mudança da nossa expressão facial de acordo com o ambiente em que nos estamos, ou seja, alteram a atenção e elevam o nível de determinados comportamentos na hierarquia de respostas do indivíduo.
As emoções permitem que uma pessoa estabeleça a sua posição relativamente ao seu meio envolvente, sendo projetada para terceiros, objetos, ações ou ideias. E também funcionam como uma espécie de depósito de influências inatas e aprendidas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o f...

Emoções tem memória?

Ah, muitas coisas boas aconteceram na minha vida, mas como não esquecer que neste ano, no Colégio Dr. Roberval Beheregaray Azevedo, teve a gincana, e a minha turma de 2º ano ganhou o 3º lugar, mas comemoramos como se fosse o 1º lugar. Nem tudo são flores, muitas coisas ruins aconteceram também, a maioria delas por ter acesso a minha raiva, mas o que eu chamo de lembrança pior que tive, foi quando ainda sofria bully no mesmo colégio que eu estudo, mas agora não sofro mais. Esses são os relatos de memória que eu tive, mas mostra que as emoções ficam guardadas no nosso cérebro, tendo impactos bons ou ruins. Essa descoberta das rotas neurais responsáveis pela formação de memórias relativas a experiências emocionais primitivas como o medo abre caminho para o tratamento de ansiedade, fobia e stress pós-traumático. Mas o que isso tem a ver com o medo? Diversos motivos fizeram do condicionamento ao medo um ponto de partida ideal para estudar a memória emocional. P...