Pular para o conteúdo principal

Gratidão e Gentileza

"O ato de amor, por menor que seja, é um trabalho de paz”. (Madre Tereza de Calcutá)



Uma das ações que engrandecem, profundamente, as pessoas é a de ser gentil. De acordo com a lei da causalidade, ao agirmos com gentileza recebemos em troca o ato da gratidão.

A história a seguir, de autor desconhecido mostra, em detalhes, como se processa o reconhecimento a partir de ações pautadas na gentileza.
Vamos à leitura.

“Conta-se uma história que um empregado de um frigorífico da Noruega, certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, já que todos já haviam voltado para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

 Ele estava há quase cinco horas preso, debilitado, com a temperatura insuportável.

De repente, a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho…

 Ele explicou:

– Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. “Por isto, o procurei e o encontrei…”

Graças à vida.

Tenório Lucena


O que é:
Gratidão é o sentimento daquele que está grato. Quem tem gratidão, está agradecido a alguém por alguma coisa que este fez. É um reconhecimento por alguém ter feito algo que foi considerado bom ou benéfico. É um sentimento de dívida, de querer retribuir, de agradecer, fazendo algo também bom e benéfico para a pessoa que antes agiu assim.

Gratidão é aquele sentimento que experimenta a pessoa que recebeu algo de alguém, que recebeu uma ajuda, um auxílio, que foi agraciado com um prêmio, que ganhou um elogio, que ganhou um presente; é o sentimento para alguém que prestou um favor, que emprestou alguma coisa, emprestou dinheiro, que deu a autorização ou permissão para algo e etc.
Artistas, sobre tudo músicos e atores de teatro, costumam expressar sua gratidão para com o seu público pelo reconhecimento do seu talento e pelo prestigiar de suas obras e da sua pessoa.
A gratidão pode ser expressa tanto em palavras, como num “muito obrigado”, como num cartão. Mas também pode ser expressa retribuindo com algo, um favor, um presente, ou tentando dar a quem provocou o sentimento de gratidão algo de igual valor ou as vezes superior àquilo que motivou a gratidão.
Nas religiões de um modo geral, o sentimento de gratidão é um ensinamento importante. Tanto a gratidão a Deus, pela vida, pela existência e pelas coisas comuns que nos permitem viver, como o alimento, a saúde, o emprego, a família; como também a gratidão por aqueles que nos fazem o bem, que estão conosco, são nossos irmãos, amigos e familiares, mas muitas vezes não nos damos conta de sua importância. As religiões ensinam a prestar atenção a isso e a lhes sermos gratos. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus.
Isso ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.
Nos Estados Unidos celebra-se o dia de ação de graças (Thanksgiving Day), um dia em que as famílias se reúnem para expressar a sua gratidão a Deus. Cultivando a amizade, o amor e a fidelidade.

Gentileza é a qualidade do que gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas.

A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.

Atos de gentileza podem ser praticados, no dia a dia, por pessoas gentis. Ex:

Ceder o assento às pessoas idosas ou com deficiência;

Agradecer às pessoas que lhe fazem favores;

Cumprimentar as pessoas, com um bom dia, boa tarde ou boa noite;

Pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas;

Dar passagem ao carro de outra faixa, que precisa passar na sua frente;

Elogiar, sempre que possível, as pessoas com quem convive.

As gentilezas devem ser praticadas com lhaneza, ou seja, com sinceridade e simplicidade, pois melhoram o convívio entre as pessoas. A palavra refere-se a uma personagem e um modo de ser específico que é agradável para os outros”, tais como: “Ariel tem uma simpatia inata conquistando as pessoas, ou seja, ele é uma pessoa muito gentil” Simpatia é parte da bondade: um sujeito agradável geralmente amigável é também muito amável.
Por outro lado, a generosidade, além disso, está intimamente ligada ao ato de ser gentil, por exemplo. Uma pessoa que é considerada generosa não é uma pessoa egoísta, mas que quer ajudar os outros, de modo que ela vai se sentir melhor fazendo isso. A generosidade demonstrada, portanto, relaciona-se à empatia, que é considerada com a capacidade de identificar emocionalmente com o humor da outra pessoa: “John era muito generoso com a gente e sempre nos ajudou.” Gentileza, portanto, também inclui generosidade.

Já o altruísmo, em contra partida é a solidariedade e o respeito que são outros valores que fazem uma pessoa ser considerada gentil. Pelo contrário, um indivíduo egoísta, agressivo, violento ou indiferente está longe de ser amigável.

Exemplos de usos e frases:

Ele sempre foi muito educado com meus amigos e sua gentileza sempre gerou um clima muito bom entre os alunos.

A gentileza do jogador com os adversários fez com que a mídia fizesse uma reportagem sobre a importância de ser um atleta educado.

Minha esposa é linda e de uma gentileza muito grande. Eu e meus filhos admiramos sua forma de tratar outras pessoas.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o fato

O Mau uso das Redes Sociais

Atualmente uma preocupação vem ganhando força e tomando conta dos usuários das redes sociais: os abusos e crimes cibernéticos que proliferam no mundo virtual e que acabam por embaçar a visão de que a internet é um ambiente sujeito a leis e que todos os seus usuários precisam estar atentos a elas. Facebook, Whatsapp e Linkedin, dentre vários outros, são utilizados hoje como ferramentas de trabalho pela grande maioria da população brasileira, mas o fato é que, apesar dos enormes benefícios que eles trouxeram para o cotidiano de seus usuários, acarretaram também inúmeras consequências.E é por essa razão que a sociedade começa a chegar ao consenso de que tamanha comunicabilidade deveria exigir responsabilidade à altura, porque a decisão de participar dessa gigante rede de contatos tem impacto sobre a vida pessoal e profissional das pessoas. Uma responsabilidade que nem sempre alguns profissionais conseguem ter. Por exemplo: Uma mania entre os adolescentes está deixando muito