Pular para o conteúdo principal

Orkut


Ela já teve dias melhores e hoje está perdendo rapidamente o status de uma das redes mais utilizadas com a ascensão do Facebook, que vem engolindo a concorrência. Entretanto, a rede que por anos foi a preferida dos brasileiros pela sua influência recente merece destaque pela sua importância .
Foi lançado em 2004, sem muito alarde, pelo Google e seu nome é por causa do seu projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Nele os usuários registram um perfil dividido em social profissional e pessoal. No social falam sobre suas características, gostos, livros preferidos, músicas preferidas, programas de TV, filmes, etc. No profissional, informações sobre a sua  carreira no mercado de trabalho. No pessoal, informações físicas e com qual o tipo de pessoa que ela gostaria de ter um relacionamento desde a amizade até o casamento. O usuário tem um grupo de amigos e classificá-los como desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo.
O usuário pode classificar os seus amigos por grupos personalizados para poder organizar melhor sua listagem de amigos. Um dos chamarizes do Orkut são as comunidades, fóruns modificados para facilitar o uso, um dos possíveis motivos de seu sucesso. No perfil de usuário há uma pagina de comentários individual usado como via de ligação entre os usuários, os scarps. Muitos destes usuários que não respeitam regras de etiqueta na internet , eles acabam entupindo de spams através de scarps para todos os amigos e até membros de uma comunidade, com uso de sites com envio múltiplo de mensagens, programas ou scripts.
 Há uma pratica equivocada e invasiva que mostra alguns dos amigos virtuais podem ser bastante inconvenientes. Muitas vezes são criados perfis falsos, que servem para atrair concorrentes de propaganda virtual enganosa. Mas também são criados diversos tópicos de eventos desagradáveis que podem serem considerados pirâmides ilegais. Esses tipos de perfis são criados com possíveis objetivos desde os mais leves até para os que servem para cometer atrocidades virtuais. Com esse tipo de perfil, os amigos podem serem considerados falsos, tornando ainda mais difícil de localizar o autor.
  No Orkut, acontece com frequência, a incidência de vírus onde o mesmo usuário pode receber fotos de eventos que compareceu, mas na verdade, abre um arquivo executável (EXE ou SCR) de fora da rede social. Muitos bugs surgiram na pagina, nas quais permitem zerar o contador de scarps, obterem o numero de fãs próximo a 1000 e editar uma descrição de um álbum de fotografias alheio por exemplo.

Criminalidade e Privacidade

Há uma maneira de vasculhar a vida de alguém é ler os scarps digitados, e é por essa causa que muitos dos usuários apagam, pelo motivo de proteger a sua intimidade do mundo virtual.

Norma culta
O Internetês dá coceira a qualquer professor de gramática e fere a norma culta da língua portuguesa. Visto como agressão, o uso de gírias tipo vc (você), tb (também), entre outras não é exclusividade do Orkut, é claro, a prática está espalhada na Internet.

Integridade moral
Não é raro, religiosos e chefes de família, que não gostam da facilidade com que crianças cadastradas no Orkut estão expostas às imagens de conteúdo ortográfico, ideias suicidas, e outros.

Restrições para crianças e adolescentes
Em muitos países é proibido inscrever crianças e adolescentes nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o fato

O Mau uso das Redes Sociais

Atualmente uma preocupação vem ganhando força e tomando conta dos usuários das redes sociais: os abusos e crimes cibernéticos que proliferam no mundo virtual e que acabam por embaçar a visão de que a internet é um ambiente sujeito a leis e que todos os seus usuários precisam estar atentos a elas. Facebook, Whatsapp e Linkedin, dentre vários outros, são utilizados hoje como ferramentas de trabalho pela grande maioria da população brasileira, mas o fato é que, apesar dos enormes benefícios que eles trouxeram para o cotidiano de seus usuários, acarretaram também inúmeras consequências.E é por essa razão que a sociedade começa a chegar ao consenso de que tamanha comunicabilidade deveria exigir responsabilidade à altura, porque a decisão de participar dessa gigante rede de contatos tem impacto sobre a vida pessoal e profissional das pessoas. Uma responsabilidade que nem sempre alguns profissionais conseguem ter. Por exemplo: Uma mania entre os adolescentes está deixando muito