Pular para o conteúdo principal

A história dos pensamentos negativos, e a Resiliência








Sobre os pensamentos negativos, não tenho muitos, mas eu tenho que perder a dificuldade de me socializar, pois isso incomoda muito para mim, sem ter assunto para puxar. No mais do que isso, me relaciono muito bem com as pessoas. 



Como temos que lidar com os pensamentos negativos?




Todos nós, pontualmente temos pensamentos e sentimentos negativos, certamente uns mais que outros, portanto, é importante aprender a lidar com pensamentos e sentimentos que nos perturbam. A chave para que esses pensamentos e sentimentos negativos não nos incapacitem, é a capacidade que cada um de nós tem para gerenciá-los corretamente.
O problema não está nos próprios pensamentos ou sentimentos negativos que invadem a nossa mente. Os pensamentos e sentimentos por vezes podem parecer ter vida própria, mas é pura ilusão.
Então, quer dizer que nós temos a capacidade de não agirmos de acordo com alguns pensamentos e sentimentos nossos?
Completamente! Provavelmente todos nós fazemos isso mais vezes do que temos consciência.










O que é resiliência?

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração, ecologia e física.
Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum, e também  de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc., sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades.
Pois isso dependerá da interação do individuo com sistemas adaptativos complexos, como o círculo social, família, cultura, entre outros. A resiliência pode se apresentar ou não em vários domínios da vida de uma pessoa (saúde, trabalho, escola etc.) e variar ao longo do tempo.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o fato

O Mau uso das Redes Sociais

Atualmente uma preocupação vem ganhando força e tomando conta dos usuários das redes sociais: os abusos e crimes cibernéticos que proliferam no mundo virtual e que acabam por embaçar a visão de que a internet é um ambiente sujeito a leis e que todos os seus usuários precisam estar atentos a elas. Facebook, Whatsapp e Linkedin, dentre vários outros, são utilizados hoje como ferramentas de trabalho pela grande maioria da população brasileira, mas o fato é que, apesar dos enormes benefícios que eles trouxeram para o cotidiano de seus usuários, acarretaram também inúmeras consequências.E é por essa razão que a sociedade começa a chegar ao consenso de que tamanha comunicabilidade deveria exigir responsabilidade à altura, porque a decisão de participar dessa gigante rede de contatos tem impacto sobre a vida pessoal e profissional das pessoas. Uma responsabilidade que nem sempre alguns profissionais conseguem ter. Por exemplo: Uma mania entre os adolescentes está deixando muito