Pular para o conteúdo principal

Educação Virtual








                             As redes sociais tem o papel de aproximar ou conhecer uma pessoa que está longe onde nós estamos, e de desenvolver a nossa mente, isso se deu ao uso do facebook, twitter, whatsapp, etc. Mas pouco se falava sobre a relação do uso da internet com o aprendizado escolar, que as crianças e jovens deveriam fazer grupos de estudo nesses meios de comunicação. A pergunta é que fica, as redes sociais aprendem ou desaprendem?      
                                Em minha opinião, se encontrarmos sites de educação, como por exemplo, site de cursinho online para se ouvir dicas úteis para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cursos de educação a distancia, artigos para estudo, pois isso não se trata de saber o que a educação pode fazer por elas, e sim o que elas podem fazer para o bem da escola e do aluno. Mas isso criou uma quebra de hegemonia no modo de ensinar e aprender, no qual chamado de modo antigo de aprendizado escolar.
                                Isso resulta que a internet é mais aliada do que inimiga dos alunos, mas por quê? Por que vai facilitar o seu trabalho na sala de aula, como por exemplo, reside no fato do calendário das atividades escolares, tais como a entrega de trabalhos de pesquisa, visitas à peças de teatro, aos cinemas, enfim, em tudo que há novidade sobre ao nosso redor. Pois este tipo de atividade é raridade nas escolas, assim como eu estou pesquisando com a ajuda da internet, mas também há uma preocupação. O que estou dizendo é que, há uma pesquisa feita que mostra que apenas 13% delas prepara os alunos para o uso consciente da web e o cyberbullyng é o tipo de ato preocupante.
                                A escola já é um espaço de aprendizado, conhecimento e socialização para os alunos, esse tipo de ambiente já foi estendido para os computadores. Afinal o universo virtual e escolar não são mundos opostos ou isolados, ocorrem interações sociais em ambos os lados.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são pensamentos disfuncionais?

Pensamentos disfuncionais, ou   automáticos são aqueles que brotam em nossas mentes sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam ser considerados como verdades incontestáveis para quem os têm, mesmo antes de qualquer avaliação. Pessoas com transtorno psicológico com frequência interpretam erroneamente situações neutras e até positivas e, deste modo, seus pensamentos automáticos são tendenciosos. Ao corrigir os erros de pensamento muitas vezes o paciente sente-se melhor. Normalmente o que alimenta os pensamentos automáticos são as crenças subjacentes. Ou seja informações coletadas conforme experiências de vida de cada um, verdadeiras ou não. Albert Ellis, renomado psicoterapeuta e criador da Terapia Comportamental Racional Emotiva, falava sobre a relação entre fatos, pensamentos e sentimentos em termos de 3 componentes: A = fato ativador ou a adversidade (o que aconteceu – as circunstâncias) B= Crença ou interpretação (o que a pessoa pensa sobre o f...

Emoções tem memória?

Ah, muitas coisas boas aconteceram na minha vida, mas como não esquecer que neste ano, no Colégio Dr. Roberval Beheregaray Azevedo, teve a gincana, e a minha turma de 2º ano ganhou o 3º lugar, mas comemoramos como se fosse o 1º lugar. Nem tudo são flores, muitas coisas ruins aconteceram também, a maioria delas por ter acesso a minha raiva, mas o que eu chamo de lembrança pior que tive, foi quando ainda sofria bully no mesmo colégio que eu estudo, mas agora não sofro mais. Esses são os relatos de memória que eu tive, mas mostra que as emoções ficam guardadas no nosso cérebro, tendo impactos bons ou ruins. Essa descoberta das rotas neurais responsáveis pela formação de memórias relativas a experiências emocionais primitivas como o medo abre caminho para o tratamento de ansiedade, fobia e stress pós-traumático. Mas o que isso tem a ver com o medo? Diversos motivos fizeram do condicionamento ao medo um ponto de partida ideal para estudar a memória emocional. P...